Sobre o Curso

 

RECONHECIMENTO 

 

          Autorização de Funcionamento e criação do curso: Autorizado pela deliberação do COEPEA, nº 108 de 18 de outubro de 2013. 

        Reconhecimento através  da Portaria nº 98, de 15 de fevereiro de 2018 e publicada no DOU em 16 de fevereiro de 2018.

                 

 

HISTÓRICO 

 

       A proposta de criação do curso veio acompanhada, em projetos paralelos, da proposta de criação do Curso Superior em Tecnologia em Eventos, e da proposta de reestruturação curricular do curso de Bacharelado em Turismo Binacional com o objetivo de, assim formar um completo tripé de formação em Turismo, Hotelaria e Eventos.
      Aprovado pela Deliberação nº 108/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA em 18 de outubro de 2013. Reconhecimento através da Portaria nº 98, de 15 de fevereiro de 2018 e publicada no DOU de 16 de fevereiro de 2018.
   No ano de 2021, iniciou-se um estudo para o processo de alteração curricular realizada pela Coordenação e o Núcleo Docente Estruturante do Curso. Além disso, a alteração curricular foi debatida no âmbito do Comitê Assessor do Curso e junto aos discentes regularmente matriculados.
     A alteração Curricular do Curso de Bacharelado em Hotelaria objetivou atualizar a proposta de oferta de disciplinas, visando proporcionar uma experiência interdisciplinar e transdisciplinar ao discente, alinhada com as novas tendências do mercado e da pesquisa na área de Hotelaria. Em 16 de dezembro de 2022, foi aprovada através da Resolução COEPEA/FURG nº 112, que dispõe sobre a alteração curricular para curricularização da extensão no curso de Hotelaria.

 

 

OBJETIVOS DO CURSO 

 

  •       Objetivo Geral

 

 

        O objetivo geral do curso de Bacharelado em Hotelaria, modalidade presencial, é a de formar profissionais qualificados que sejam capazes de compreender a complexidade que envolve o setor de meios de hospedagem atuando com competência e eficiência nos serviços oferecidos pelos distintos setores que envolvem a estrutura organizacional dos meios de hospedagem, agindo com responsabilidade e comprometido com as questões ambientais, econômicas, culturais e sociais.

 

 

          Objetivos Específicos

 

            A presente proposta tem por objetivo:
● Consolidar o Campus da FURG em Santa Vitória do Palmar como um centro de referência em turismo, hotelaria e eventos;
● Qualificar profissionais através do desenvolvimento de habilidades que permitam planejar, organizar, capacitar e supervisionar os serviços oferecidos pelos distintos setores que compõem a estrutura organizacional dos meios de hospedagem;
● Implantar o curso de Hotelaria focado em práticas curriculares e processos metodológicos que possibilitem a criticidade e a problematização do fenômeno e da demanda hoteleira no cenário atual nacional e, em especial, no contexto da região sul do país, onde o curso estará alocado;
● Capacitar profissionais para o desenvolvimento de atividades no ramo da hotelaria e da hospitalidade, preparando-os para enfrentar as necessidades de um mercado em expansão e em processo de especialização e segmentação;
● Formar profissionais conectados com as tendências e as necessidades de mercado, com competências e habilidades para o desenvolvimento econômico e sustentável da hotelaria;
● Desenvolver as habilidades conceituais, técnicas e humanas, do futuro profissional em hotelaria, inerentes a atividade hoteleira e o eixo da hospitalidade e lazer;
● Suprir uma demanda de mercado ávida por profissionais capacitados para o planejamento e a gestão, em um mercado que apresenta consideráveis taxas de expansão nos últimos tempos e necessita de profissionais aptos a prestação de serviços na área da hotelaria;
● Consolidar a atual inserção institucional da FURG no contexto das comunidades da metade sul gaúcha;
● Contribuir através da prática educacional, da formação de profissionais e das atividades de pesquisa e extensão para a consolidação do tão almejado projeto integracionista.

 

 

 

PERFIL DO PROFISSIONAL 

 

  Quanto ao perfil desejado, o curso de Bacharelado em Hotelaria deverá oportunizar uma formação que tenha ênfase na qualidade dos serviços e na gestão organizacional e administrativa dos meios de hospedagem, capacitando um profissional apto a atuar em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, com impactos periódicos ou sazonais, seguindo as mudanças na vida social, econômica, política, empresarial e organizacional.
        O profissional que se pretende formar no Curso de Bacharelado em Hotelaria deverá estar preparado para atuar no universo da hospitalidade nas áreas de serviços relacionados à hotelaria - reservas, governança, eventos, entre outros -; de gestão; de planejamento; de alimentos e bebidas; de marketing hoteleiro; de lazer e entretenimento; de meio ambiente e sustentabilidade. O profissional deverá ser capaz de: compreender a abordagem sistêmica da hotelaria e do turismo, principalmente no trato das funções e das ramificações inerentes à área; planejar, gerir e implantar unidades hoteleiras; supervisionar, treinar, qualificar e estruturar organizacionalmente os serviços em hotelaria; desempenhar cargos de gestão, gerência, consultoria e assessoramento em meios de hospedagem; desenvolver práticas ambientais e sustentáveis na prática laboral e organizacional dos meios de hospedagem.

 

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR 

 

O currículo estabelecido para o Curso de Bacharelado em Hotelaria segue as diretrizes estabelecidas pela Legislação Federal em vigor, observando os currículos praticados por outras instituições e estruturando-se a partir da ênfase em planejamento e qualidade em serviços, administração organizacional de meios de hospedagem e das condições de região fronteiriça na qual o Curso funciona.
               Organizado na forma semestral, seu Quadro de Sequência Lógica (QSL) estrutura-se em oito semestres, através do regime de matrícula por disciplina. A organização do QSL foi articulada para que o acadêmico receba formação gradativa nos eixos do curso: Eixo de Linguagens, Comunicação e Tecnologia, Eixo de Humanidades e Sustentabilidade, Eixo de Gestão e Empreendedorismo, Eixo de Meios de Hospedagem, Eixo de Boas Práticas e Hospitalidade, Eixo de Pesquisa, Atuação Profissional e Atualidades. Os primeiros semestres visam capacitar o discente de forma integrada e dialogada entre estes eixos, capacitando-o para o desenvolvimento de ações práticas do cotidiano da profissão, com maior ênfase, nos semestres finais.