Disciplinas Obrigatórias

 

1º SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE

Estudo introdutório do Turismo e da hospitalidade, envolvendo abordagem teórica de conceituações, definições, temáticas e problemáticas em torno do tema do turismo e da hospitalidade. Infraestrutura turística: equipamentos e serviços, meios e serviços de hospedagem, classificação oficial e classificação extraoficial, meios e serviços de alimentação, serviços de entretenimento, agências de turismo, transportadoras e trade.

HISTÓRIA DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE

Noções gerais da história das sociedades, com ênfase para as modernas e contemporâneas. Raízes do Turismo e da hospitalidade: atividades coletivas que antecederam às práticas turísticas e de lazer. Afirmação e consolidação da hospitalidade e do turismo como prática inerente às sociedades humanas. História da alimentação e dos serviços turísticos e dos meios de hospedagem. História da hospitalidade.
PRODUÇÃO TEXTUAL Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO I

O Turismo como objeto de pesquisa. Empirismo e cientificismo. Planejamento da pesquisa. Estabelecimento de metas. Revisão bibliográfica. Definição do objeto documental. Especificação de amostragens. Metodologia e Teoria na construção do conhecimento acerca do Turismo.
LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL I Desenvolvimento das estratégias de leitura em língua espanhola.

 

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA EMENTA
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Administração como ciência. Contexto histórico e o surgimento da Teoria da Administração. As organizações como objeto da Administração. Enfoques teóricos da Administração. Funções de Administrador.

LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL II

Desenvolvimento das estratégias de leitura em língua espanhola.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

A informática a serviço do Turismo e da hospitalidade. Inserção digital. A computação como mecanismo de planejamento e gestão do Turismo, da hotelaria e dos eventos. Informação e documentação. A comunicação social na divulgação do Turismo, da hotelaria e dos eventos. Meios de comunicação de massa. Softwares de planejamento, gerenciamentos e controle de serviços no turismo, na hotelaria e nos eventos. Principais softwares utilizados na hotelaria e suas interfaces.
TÉCNICAS DE RECEPÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM Conceitos e fundamentações em técnicas de recepção. Procedimentos e rotinas de recepção em meios de hospedagem Serviços de Front oficce:  recepção, concierge, business Center, portaria, telefonia, reservas. Check in e Check out. Atendimento ao público e soluções de conflitos.Técnicas de trabalho e organização de recepção. Técnicas de Reservas e Vendas na recepção. Ferramentas de Trabalho. Administração e Legislação de recepção.  Operacionalização de recepção nos meios de hospedagem.
MEIOS DE HOSPEDAGEM I Fundamentos dos meios de hospedagem, conceitos, classificações. Estudo dos meios de hospedagem, de acordo com a classificação e tipo de administração. Tipologia e características dos meios de hospedagem. Sistema hoteleiro. Serviços na hotelaria. Equipamentos. Operações de hospedagem e serviços de hóspedes. Tipologia: pousadas, resorts, apart-hotel, camping, pensões,  hotéis,  hostel,  motéis,  hotel  flutuante  e  outras modalidades.   Classificação   de   hospedagem   de   acordo   com   a   MTUR   e   ABIH. Diferenciação de redes e cadeias hoteleiras.

 

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA EMENTA

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I

Conceitos, definições, tipologia, caracterizações e fundamentações de eventos.  Operacionalização dos espaços e serviços do meio de hospedagem para a realização de eventos. Operacionalização do evento.
LEGISLAÇÃO DO TURISMO O Turismo como escopo de metas estatais. Leis e atos governamentais em torno de questões turísticas. As diversas ramificações do Direito e suas aplicabilidades em relação ao Turismo. O gerenciamento e os usuários do Turismo diante do Direito do Consumidor.
CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E À HOSPITALIDADE I Fundamentos sociológicos aplicados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações sociológicas e sociais no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos.
LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL – LEITURA Estudo de textos, conteúdo, estruturas fundamentais da língua. Redação. Interpretação de textos. Textos. Exercícios estruturais. Elementos de gramática.

MEIOS DE HOSPEDAGEM II

Planejamento e organização de serviços em meios de hospedagem.  A empresa hoteleira. Gerenciamento de apartamentos.  Planejamento e instalações dos serviços de hospedagem. Organização e supervisão dos serviços de hospedagem. Gestão de serviços de hospedagem. Operacionalização de setores: recepção, reservas, comercialização, governança, cozinha, alimentos e bebidas, eventos, recreação e lazer, custos hoteleiros, sistemas informatizados. Avaliação da satisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos e serviços de hospedagem prestados.

 

 

4º SEMESTRE

DISCIPLINA EMENTA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E HOSPITALIDADE

O papel do Estado no incentivo às atividades turísticas e da hospitalidade. O Turismo e a hotelaria no contexto das planificações socioeconômicas de cunho estatal. A incorporação do Turismo, hospitalidade, eventos e lazer às políticas e práticas governamentais. Gestão de verbas públicas na organização das práticas turísticas e do fomento aos meios de hospedagem e organização de eventos.
ALIMENTOS E BEBIDAS Gerência e práticas em alimentos e bebidas.

CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E À HOSPITALIDADE II

Fundamentos antropológicos voltados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações antropológicas no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos. A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais.
LÍNGUA INGLESA INTRUMENTAL – EXPRESSÃO ORAL Estudos de textos técnicos-científicos. Redação. Interpretação de textos. Tradução. Resumos. Précis. Elementos de gramática.

VENDAS E RESERVAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

Processos e rotinas do setor de reservas em meios de hospedagem Reservas: tipos, características e conceitos. Operacionalização e comercialização dos espaços e serviços do meio de hospedagem. Técnicas de trabalho e organização de reservas. Alfabeto fonético e terminologias internacionais.

 

 

5º SEMESTRE

DISCIPLINA EMENTA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas.

PRÍNCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS

Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Práticas sustentáveis na hospitalidade.

GOVERNANÇA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

Conceitos e práticas de governança. Estrutura e fluxograma de trabalho. Controle de têxteis e produtos. Sistema Informatizado de Governança. Manutenção e Decoração nos meios de hospedagem. Higiene e Segurança no trabalho. Técnicas de trabalho e organização de camareira, lavanderia e limpeza. Rouparia de andar. 

 

 

 

6º SEMESTRE

DISCIPLINAS EMENTAS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas.  Formação de preços de produtos e serviços.

FUNDAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO

Conceitos de empreendedorismo. Fatores restritivos e propulsores ao empreendedorismo. O papel econômico dos novos negócios. Atividade empreendedora como opção de carreira. Análise de ameaças e oportunidades.

HOSPITALIDADE E LAZER

Histórico e evolução do lazer. Aspectos conceituais do lazer e da recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, Ócio criativo, tempo livre.

SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

Organização, planejamento, gestão de serviços de alimentação. Estudos introdutórios dos alimentos: grupos, preparo e arrumação. Interpretação e combinações dos tipos, características, especialidades alimentares para cardápios.

 

 

7º SEMESTRE

DISCIPLINA EMENTA
PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura de um plano de negócios. Conceituação: visão, missão, objetivos e metas.  Análise de ambiente: externo e interno. Descrição do Negócio. Aspectos dos planos estratégicos: de marketing, de gestão de pessoas, de operações, financeiro. Aspectos jurídicos e tributários.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO II A elaboração do projeto de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa sob uma perspectiva multidisciplinar. Pesquisa experimental. A coleta de dados. A análise dos dados. A avaliação da pesquisa. A preparação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Turismo.
QUALIDADE E SEGURANÇA Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos.

ESTÁGIO I

Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Identificação da área de atuação, planejamento e elaboração de plano de estágio. Aplicação da legislação, trabalho e emprego, liderança, comportamento organizacional e hierarquia, motivação, trabalho em equipe e administração dos setores operacionais para a prática profissional.

 

                                                                                                           

8ª SEMESTRE

DISCIPLINA EMENTA

TCC

Detalhamento definitivo da planificação da pesquisa. Execução final do projeto de pesquisa. Elaboração e defesa de trabalho monográfico ou estudo de caso.
ESTÁGIO II Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Culminância acadêmica das experiências desenvolvidas durante o Curso no constante contato com as práticas profissionais da área do turismo e da hospitalidade. Contato com a realidade profissional – alcances e limites da profissão.