1º SEMESTRE | |
DISCIPLINA | EMENTA |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE |
Estudo introdutório do Turismo e da hospitalidade, envolvendo abordagem teórica de conceituações, definições, temáticas e problemáticas em torno do tema do turismo e da hospitalidade. Infraestrutura turística: equipamentos e serviços, meios e serviços de hospedagem, classificação oficial e classificação extraoficial, meios e serviços de alimentação, serviços de entretenimento, agências de turismo, transportadoras e trade. |
HISTÓRIA DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE |
Noções gerais da história das sociedades, com ênfase para as modernas e contemporâneas. Raízes do Turismo e da hospitalidade: atividades coletivas que antecederam às práticas turísticas e de lazer. Afirmação e consolidação da hospitalidade e do turismo como prática inerente às sociedades humanas. História da alimentação e dos serviços turísticos e dos meios de hospedagem. História da hospitalidade. |
PRODUÇÃO TEXTUAL | Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico. |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO I |
O Turismo como objeto de pesquisa. Empirismo e cientificismo. Planejamento da pesquisa. Estabelecimento de metas. Revisão bibliográfica. Definição do objeto documental. Especificação de amostragens. Metodologia e Teoria na construção do conhecimento acerca do Turismo. |
LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL I | Desenvolvimento das estratégias de leitura em língua espanhola. |
2º SEMESTRE |
|
DISCIPLINA | EMENTA |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO | Administração como ciência. Contexto histórico e o surgimento da Teoria da Administração. As organizações como objeto da Administração. Enfoques teóricos da Administração. Funções de Administrador. |
LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL II |
Desenvolvimento das estratégias de leitura em língua espanhola. |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM |
A informática a serviço do Turismo e da hospitalidade. Inserção digital. A computação como mecanismo de planejamento e gestão do Turismo, da hotelaria e dos eventos. Informação e documentação. A comunicação social na divulgação do Turismo, da hotelaria e dos eventos. Meios de comunicação de massa. Softwares de planejamento, gerenciamentos e controle de serviços no turismo, na hotelaria e nos eventos. Principais softwares utilizados na hotelaria e suas interfaces. |
TÉCNICAS DE RECEPÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM | Conceitos e fundamentações em técnicas de recepção. Procedimentos e rotinas de recepção em meios de hospedagem Serviços de Front oficce: recepção, concierge, business Center, portaria, telefonia, reservas. Check in e Check out. Atendimento ao público e soluções de conflitos.Técnicas de trabalho e organização de recepção. Técnicas de Reservas e Vendas na recepção. Ferramentas de Trabalho. Administração e Legislação de recepção. Operacionalização de recepção nos meios de hospedagem. |
MEIOS DE HOSPEDAGEM I | Fundamentos dos meios de hospedagem, conceitos, classificações. Estudo dos meios de hospedagem, de acordo com a classificação e tipo de administração. Tipologia e características dos meios de hospedagem. Sistema hoteleiro. Serviços na hotelaria. Equipamentos. Operações de hospedagem e serviços de hóspedes. Tipologia: pousadas, resorts, apart-hotel, camping, pensões, hotéis, hostel, motéis, hotel flutuante e outras modalidades. Classificação de hospedagem de acordo com a MTUR e ABIH. Diferenciação de redes e cadeias hoteleiras. |
3º SEMESTRE |
|
DISCIPLINA | EMENTA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I |
Conceitos, definições, tipologia, caracterizações e fundamentações de eventos. Operacionalização dos espaços e serviços do meio de hospedagem para a realização de eventos. Operacionalização do evento. |
LEGISLAÇÃO DO TURISMO | O Turismo como escopo de metas estatais. Leis e atos governamentais em torno de questões turísticas. As diversas ramificações do Direito e suas aplicabilidades em relação ao Turismo. O gerenciamento e os usuários do Turismo diante do Direito do Consumidor. |
CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E À HOSPITALIDADE I | Fundamentos sociológicos aplicados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações sociológicas e sociais no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos. |
LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL – LEITURA | Estudo de textos, conteúdo, estruturas fundamentais da língua. Redação. Interpretação de textos. Textos. Exercícios estruturais. Elementos de gramática. |
MEIOS DE HOSPEDAGEM II |
Planejamento e organização de serviços em meios de hospedagem. A empresa hoteleira. Gerenciamento de apartamentos. Planejamento e instalações dos serviços de hospedagem. Organização e supervisão dos serviços de hospedagem. Gestão de serviços de hospedagem. Operacionalização de setores: recepção, reservas, comercialização, governança, cozinha, alimentos e bebidas, eventos, recreação e lazer, custos hoteleiros, sistemas informatizados. Avaliação da satisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos e serviços de hospedagem prestados. |
4º SEMESTRE |
|
DISCIPLINA | EMENTA |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E HOSPITALIDADE |
O papel do Estado no incentivo às atividades turísticas e da hospitalidade. O Turismo e a hotelaria no contexto das planificações socioeconômicas de cunho estatal. A incorporação do Turismo, hospitalidade, eventos e lazer às políticas e práticas governamentais. Gestão de verbas públicas na organização das práticas turísticas e do fomento aos meios de hospedagem e organização de eventos. |
ALIMENTOS E BEBIDAS | Gerência e práticas em alimentos e bebidas. |
CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E À HOSPITALIDADE II |
Fundamentos antropológicos voltados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações antropológicas no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos. A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais. |
LÍNGUA INGLESA INTRUMENTAL – EXPRESSÃO ORAL | Estudos de textos técnicos-científicos. Redação. Interpretação de textos. Tradução. Resumos. Précis. Elementos de gramática. |
VENDAS E RESERVAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM |
Processos e rotinas do setor de reservas em meios de hospedagem Reservas: tipos, características e conceitos. Operacionalização e comercialização dos espaços e serviços do meio de hospedagem. Técnicas de trabalho e organização de reservas. Alfabeto fonético e terminologias internacionais. |
5º SEMESTRE |
|
DISCIPLINA | EMENTA |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS |
Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas. |
PRÍNCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS |
Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços. |
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE |
Práticas sustentáveis na hospitalidade. |
GOVERNANÇA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM |
Conceitos e práticas de governança. Estrutura e fluxograma de trabalho. Controle de têxteis e produtos. Sistema Informatizado de Governança. Manutenção e Decoração nos meios de hospedagem. Higiene e Segurança no trabalho. Técnicas de trabalho e organização de camareira, lavanderia e limpeza. Rouparia de andar. |
6º SEMESTRE |
|
DISCIPLINAS | EMENTAS |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA | A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas. Formação de preços de produtos e serviços. |
FUNDAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO |
Conceitos de empreendedorismo. Fatores restritivos e propulsores ao empreendedorismo. O papel econômico dos novos negócios. Atividade empreendedora como opção de carreira. Análise de ameaças e oportunidades. |
HOSPITALIDADE E LAZER |
Histórico e evolução do lazer. Aspectos conceituais do lazer e da recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, Ócio criativo, tempo livre. |
SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM |
Organização, planejamento, gestão de serviços de alimentação. Estudos introdutórios dos alimentos: grupos, preparo e arrumação. Interpretação e combinações dos tipos, características, especialidades alimentares para cardápios. |
7º SEMESTRE |
|
DISCIPLINA | EMENTA |
PLANO DE NEGÓCIOS | Estrutura de um plano de negócios. Conceituação: visão, missão, objetivos e metas. Análise de ambiente: externo e interno. Descrição do Negócio. Aspectos dos planos estratégicos: de marketing, de gestão de pessoas, de operações, financeiro. Aspectos jurídicos e tributários. |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO II | A elaboração do projeto de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa sob uma perspectiva multidisciplinar. Pesquisa experimental. A coleta de dados. A análise dos dados. A avaliação da pesquisa. A preparação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Turismo. |
QUALIDADE E SEGURANÇA | Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos. |
ESTÁGIO I |
Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Identificação da área de atuação, planejamento e elaboração de plano de estágio. Aplicação da legislação, trabalho e emprego, liderança, comportamento organizacional e hierarquia, motivação, trabalho em equipe e administração dos setores operacionais para a prática profissional. |
8ª SEMESTRE |
|
DISCIPLINA | EMENTA |
TCC |
Detalhamento definitivo da planificação da pesquisa. Execução final do projeto de pesquisa. Elaboração e defesa de trabalho monográfico ou estudo de caso. |
ESTÁGIO II | Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Culminância acadêmica das experiências desenvolvidas durante o Curso no constante contato com as práticas profissionais da área do turismo e da hospitalidade. Contato com a realidade profissional – alcances e limites da profissão. |