Disciplinas Optativas

DISCIPLINA EMENTA

GASTRONOMIA

Técnicas básicas de gastronomia. Organização da cozinha. Reconhecimento, cortes e principais preparações com aves, bovinos, peixes e frutos do mar. Tipos de conservas, geleias e massas.

MEIOS DE HOSPEDAGEM NÃO CONVENCIONAL

Formar profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor hospitaleiro: hospital, Shopping Center, hotelaria Off Shore, indústria do Luxo e setor de eventos. Mercado de Luxo: Definição e campo de atuação.

ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS

Estudos fundamentais sobre cardápios comerciais, institucionais, típicos. Noções de elaboração, custo e organização de pratos e bebidas do cardápio. Harmonização entre pratos e bebidas.

HIGIENE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Higiene, conservação e normas de acondicionamento de alimentos e bebidas. Adequação e higienização de equipamentos e utensílios no preparo de alimentos. Evolução da manipulação e processamentos alimentares.  Inspeção de alimentos industrializados.

ENOLOGIA

Conceitos básicos de enologia. Classificação, técnicas e armazenamento de vinhos. O vinho na gastronomia. Serviços de vinho. Técnicas de degustação.

COQUETELARIA

Estudo da origem e produção de bebidas destiladas, fermentadas e compostas, bem como as técnicas de preparo e serviços de coquetéis e drinks. História da coquetelaria e das bebidas. Categoria e decoração dos coquetéis. Práticas de elaboração de coquetéis.

COMUNICAÇÃO EM MARKETING

Processo de comunicação. Comunicação integrada de marketing. Plano de Comunicação. Mix promocional: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, patrocínio. Comunicação digital. Controle do esforço de comunicação.
DESIGN E DECORAÇÃO DE EVENTOS Espaços para realização de eventos, arranjos físicos, infraestrutura e segurança. Acessibilidade universal e conceito de espaços de eventos e ergonomia; noções básicas de planejamento espacial, leitura e representação de projeto.

TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING

Aprofundamento de temas tratados na disciplina de marketing de serviços. Análise de tendências teóricas e práticas em marketing. Realização de seminários em marketing.
LIBRAS I Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Educação e Patrimônio Histórico-Cultural: suportes teóricos e metodológicos. Atuação do profissional da História na área do Patrimônio: possibilidades responsabilidades. As relações entre patrimônio, Memória, História, Educação,Pesquisa, Ensino e Extensão. Patrimônio Arquivístico: fundamentos da organização, conservação e divulgação de acervos.
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL Estuda a história da Educação Ambiental (EA), o caráter transversal da EA; os encontros nacionais e internacionais que moldaram a EA; as diferentes concepções de EA; a EA formal e não-formal.
LIBRAS II Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática.
PATRIMÔNIO TURÍSTICO
Conceito de patrimônio. Relevância do patrimônio no seio das coletividades humanas. Sentido socioeconômico, político-ideológico e cultural do patrimônio. Os variados segmentos do patrimônio. Patrimônio como fator de identidade social no contexto local, regional, nacional e internacional.
 
INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA Os condicionantes histórico-sociais e político-culturais dos projetos integracionistas latino-americanos. Alcances e limites da integração. As rivalidades regionais e os interesses econômicos como barreiras à integração. Livre comércio, desenvolvimento integrado e mercado comum. Tendências contemporâneas da integração latino-americana e o papel das nações brasileira e uruguaia.
TURISMO, MEMÓRIA SOCIAL E MUSEUS A edificação de espaços sociais que estimulem o revivificar da memória coletiva. O Turismo como fator de resgate da memória social. O papel dos museus como atração turística. Planejamento e gestão do Turismo a partir da presença dos museus. Organização de projetos turísticos envolvendo a memória social.
HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I

Fundamentos teóricos das relações internacionais. Relações entre os Estados e os povos e entre os indivíduos que compõem tais povos – intercâmbio de produtos e de serviços, troca de idéias, jogo de influências recíprocas entre as formas de civilização, manifestações de simpatias ou de antipatias. Contexto internacional do século XIX – a preeminência britânica. Relações internacionais brasileiras e uruguaias no século XIX.

HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II
Estudo, no campo das interações entre as nações, das condições históricas e geográficas, os movimentos demográficos, os interesses econômicos e financeiros, os traços da mentalidade coletiva, as grandes correntes sentimentais, as forças profundas que formaram o quadro das relações entre os grupos humanos e, em grande parte, lhes determinaram o caráter. Contexto internacional do século XX – a hegemonia norte-americana. Relações internacionais brasileiras e uruguaias no século XX.
 
SOCIEDADE E CULTURA POPULAR A cultura popular como fator de criação de identidades nacionais/regionais. Usos, costumes e tradições na edificação das sociedades humanas. O Turismo e as manifestações artístico-culturais. O folclore e a sua relevância como atrativo turístico. Tradicionalismos e regionalismos como fatores motores do Turismo

TÓPICOS ESPECIAIS 

( Orientação à prática profissional)

Assuntos contemporâneos de interesse do profissional de turismo. Atualização do conhecimento da área. Discussão de temas polêmicos e atuais.