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15/12/202316h22Notícia
Inscrição de Chapas: Eleição da Coordenação do curso de Bacharelado em Hotelaria
A Comissão Eleitoral, designada pela Portaria 3308/2023 instituída pela Direção do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, e com as atribuições definidas no seu Regimento, torna público que não houve inscrições de chapas para o processo eleitoral para a Coordenação de Bacharelado em Hotelaria para o biênio 2024/2025.
Santa Vitória do Palmar, 15 de dezembro de 2023.
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13/12/202315h38Notícia
Novo Processo de abertura das Inscrições para Eleição da Coordenação do curso de Bacharelado em Hotelaria
A Comissão Eleitoral informa que, conforme a Portaria 3308/2023(ICHI), estão abertas as inscrições para a coordenação do Curso de Bacharelado em Hotelaria. Todas as informações relativas ao certame, assim como a ficha de inscrição e o cronograma do edital podem ser encontradas nas normas do processo eleitoral anexadas a esta notícia.
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16/04/202319h34Notícia
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16/04/202319h32Notícia
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16/04/202319h30Notícia
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16/04/202319h30Notícia
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16/04/202319h28Notícia
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16/04/202312h01Notícia
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16/04/202311h02Notícia
Plano de Gestão da Coordenação
Cada Coordenação de Curso possui um plano de ações estratégicas que visam a melhoria do contexto acadêmico e administrativo do Curso durante os dois anos de gestão.
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15/04/202319h48Notícia
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19/08/202111h56Notícia
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05/08/202119h08Notícia
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05/08/202119h03Notícia
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05/08/202118h17Notícia
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05/08/202117h53Notícia
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25/02/202122h11Notícia
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25/02/202122h04Notícia
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25/02/202121h59Notícia
Atas NDe
2020
2021
2022
2023
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25/02/202121h55Notícia
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25/02/202121h43Notícia
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17/09/202016h11Notícia
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17/09/202015h51Notícia
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10/09/202019h24Notícia
Página Inicial
O Curso de Bacharelado em Hotelaria é ofertado no Campus de Santa Vitória do Palmar da Universidade Federal do Rio Grande na modalidade presencial, e tem o seu funcionamento no turno noturno. A área de conhecimento do curso é classificada como Ciências Sociais Aplicadas. Atualmente, a Coordenação do Curso é de responsabilidade do professor Dr. Carlos Henrique Cardona Nery, designado pela portaria nº 2025/2023.
O curso é ofertado em período semestral, totalizando 8 períodos para sua conclusão do Curso.
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22/06/201817h38Notícia
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22/06/201817h12Notícia
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02/05/201619h34Notícia
Projetos do Curso
Projeto: "Visita Técnica como Prática Pedagógica em Meios de Hospedagem com Certificações Ambientais em Gramado e Canela/RS", sob a coordenação de Siúza Guedes e Deise Silveira, em conjunto com discentes do curso do 3º e 5º semestres, realizaram visitas técnicas a meios de hospedagem na serra gaúcha.
Projeto: “Gestão de resíduos sólidos e consumo consciente de energia na Hotelaria: projeto piloto para o Laboratório de Hospedagem do curso bacharelado em Hotelaria, campus Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil”, sob a coordenação da técnica do laboratório de Hospedagem, Siúza Guedes, em conjunto com a bolsista Tais Natália e demais integrantes realizaram visita técnica à Associação de Catadores e Separadores de Material Reciclável (Ascamter) de Santa Vitória do Palmar.
Projeto: “Gestão de resíduos sólidos e consumo consciente de energia na Hotelaria: projeto piloto para o Laboratório de Hospedagem do curso bacharelado em Hotelaria, campus Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil”, sob a coordenação da técnica do laboratório de Hospedagem, Siúza Guedes, em conjunto com a Pedagoga, Rejane Jouglard, com a bolsista Tais Natália e o bolsista voluntário, Alessandro Ribero, foi realizada uma oficina sustentável: reutilização de garrafas PET para a construção de puffs.
Projeto: "Qualificação profissional dos colaboradores dos meios de hospedagem do município do Chuí/RS, Brasil", sob a coordenação das professoras Francieli Boaria e Letícia Franzen, em conjunto com as bolsistas Bruna Araujo e Susana Morales e os voluntários Ademilso Alves, Bruna Leston e Katiussi Montes Vega foi realizado um Minicurso direcionado para os setores de Reservas, Recepção e Governança.
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05/04/201617h49Notícia
Informativos do curso
Defesa de TCC 2018/1 convite-TCC-Taiane-Rodrigues.pdf
Curso de Bacharelado em Hotelaria/campus Santa Vitória do Palmar realiza visitas técnicas na Serra
Palestra: "Sharing Economy: Os desafios para o Turismo e a Hotelaria"
Defesa de trabalho de Conclusão de curso: "Conversão hoteleira como diferencial competitiva:aspectos promocionais do Bertelli Chuí hotel e suas implicações na percepção da marca atrelada à rede Versare". (Convite.doc)
Defesa de trabalho de Conclusão de curso: "Relações entre Marketing e Hospitalidade: a cultura organizacional no hotel Flat7 como vantagem competitiva". (dia-08--dez.pdf)
Defesa de Trabalho de Conclusão de curso:"Marketing e cultura organizacional: informação, comunicação e estímulo de valores empresariais como possibilidade de diferencial competitivo na hotelaria". (convite-dia-08--dez.pdf)
Defesas de Trabalhos de Conclusão de curso: "O olhar da gerência hoteleira do município de Santa Vitória do Palmar na utilização das mídias sociais"; "Da Teoria à prática de governança em meios de hospedagem de pequeno porte: um estudo realizado em meio de hospedagem de Santa Vitória do Palmar"; "Práticas de sustentabilidade ambiental no setor de governança". (Convite-Hotelaria-.pdf)
Defesa de Trabalho de Conclusão de curso: "O cardápio e sua importância na hotelaria hospitalar".(convite-Hotelaria.pdf)
Defesa de Trabalho de Conclusão de curso: "Diagnóstico da Gestão de Pessoas na Hotelaria de Santa Vitória do Palmar". (data-07-de-dez-2017.pdf)
Defesas de Trabalhos de Conclusão de curso: "Qualidade dos Serviços em Meios de Hospedagem: o caso de um hotel na fronteira Brasil-Uruguai"; "Hotelaria hospitalar: Produtos e serviços da hotelaria inovando as características de hospitais públicos". (data-05-de-dez-2017.pdf)
Defesas de Trabalhos de conclusão de curso: "Hotelaria hospitalar: Memória da comunidade hospitalar a cerca da recepção da Santa Casa de Misericórdia de Santa Vitória do Palmar"; "Governança da Santa Casa de Misericórdia de Santa Vitória do Palmar: Memórias e Possibilidades". (data--04-de-dez-2017.pdf)
Curso de Hotelaria realiza sua III Semana Acadêmica
Bacharelado em Hotelaria-SVP tem atividade de educação ambiental na Semana da Acolhida
Divulgadas as listas preliminares de trabalhos a serem apresentados na 15ªMPU
Curso de Hotelaria FURG SVP realiza oficina sustentável alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Curso de Hotelaria promove II Semana Acadêmica: Hotelaria Mais Sustentável
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28/03/201619h21Notícia
Secretaria Administrativa da FURG - campus Santa Vitória do Palmar
Horários de Funcionamento
Manhã: 8:30 às 12:00;
Tarde: 14:00 às 21:30;
Contato: svp.secretaria@furg.br
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05/02/201610h36Notícia
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05/02/201609h29Notícia
Links Úteis
Sites Institucionais
Universidade Federal do Rio Grande - FURG: http://www.furg.br/
Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI: http://www.ichi.furg.br/
Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA FURG- https://ava.furg.br/login/index.php
Sistema Acadêmico da FURG - https://api.furg.br/account/login
Órgãos de Hotelaria no Brasil
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional - ABIH : http://abih.com.br/
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional - ABIH - RS: http://abih.com.br/abih-estados/rio-grande-do-sul/
Órgãos de Turismo
Organização Mundial do Turismo - OMT: http://www.world-tourism.org/
Ministério do Turismo - MTUr: http://www.turismo.gov.br/
Outros órgãos
American Hotel & Motel Association - AHMA: http://www.hospitalitynet.org/
Confederación Panamericana de Escuelas de Hotelaria, Gastronomia y Turismo - CONPEHT: http://www.conpeht.com/
The International Council on Hotel, Restaurant and Institucional Education - CHRIE: http://www.chrie.org/
Associações do Trade Hoteleiro
Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo - ABRESI: http://abresi.com.br/
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL: http://www.abrasel.com.br/
Associação Brasileira de Concierges - Les Clefs d'Or Brésil http://www.lesclefsdor.com.br/
Revistas do Trade Hoteleiro
http://www.revistahotelnews.com.br/
http://www.revistahotelaria.com.br/
http://www.hotelariaprofissional.com.br/
Sites de notícias para para o profissional de hotelaria e turismo
http://www.hoteliernews.com.br/
http://www.profissaohoteleiro.com.br/
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15/12/201516h34Notícia
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15/12/201516h25Notícia
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14/12/201516h32Notícia
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14/12/201515h24Notícia
Visitas Técnicas e Oficinas
Curso Bacharelado em Hotelaria do campus Santa Vitória do Palmar realiza visitas técnicas na Serra
Oficina de Governança Hotel Atlântico - Praia do Cassino 2017
Visita Técnica 5º semestre do curso de Hotelaria - Hotel Atlântico - Praia do Cassino 2017
visita Técnica à Associação de Catadores e Separadores de Material Reciclável - SVP 2016
Visita Técnica dos cursos de Hotelaria e Eventos - SUINOFEST 2016
Visita Técnica dos cursos de Hotelaria, Turismo e Eventos - Pelotas 2016
Visita Técnica 2º semestre do curso de Hotelaria - Pelotas 2014
Visita Técnica 2º semestre do curso de Hotelaria - Rio Grande 2015
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10/12/201517h29Notícia
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10/12/201517h26Notícia
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10/12/201516h43Notícia
Corpo Docente
Ano de Referência: 2023
A lista abaixo apresenta os professores que lecionam as turmas ofertadas de cada uma das disciplinas integrantes das grades curriculares ativas do Curso.
Profa. Dra. Alexandra Begueristain da Silva
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/0808351774982462
Profa. Dra. Ali Machado
Doutorado
Profa. Dra. Bruna Morante Lacerda Martins
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/8846408662922737
Prof. Dr. Carlos Henrique Cardona Nery
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/9150351034980149
Profa. Dra. Clediane Nascimento Santos
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/3119695706223129
Profa. Dra. Darciele Paula Marques Menezes
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/4256820418679569
Profa. Dra. Helena Beatriz Mascarenhas de Souza
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/5271421199682975
Prof. Dr. Jaciel Gustavo Kunz
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/3082574114190162
Profa. Dra. Jana Rossato Goncalves
Doutorado
https://lattes.cnpq.br/
4766648511741158 Profa. Ma. Letícia Indart Franzen
Mestrado
http://lattes.cnpq.br/4932519355502384
Profa. Dra. Ligia Dalchiavon
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/0835261830310549
Profa. Esp. Luciana Pereira Vaz
Especialização
http://lattes.cnpq.br/8597652298434080
Profa. Dra. Mayara Roberta Martins
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/7595667925679203
Prof. Me. Neimar Ferreira da Rosa
Mestrado
http://lattes.cnpq.br/8497096409578477
Profa. Dra. Pâmela Amado Tristão
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/3408380760450581
Profa. Dra. Priscila Gayer
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/7941400132361685
Prof. Dr. Raphael Albuquerque de Boer
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/8623129927099070
Profa. Dra. Renata Brauner Ferreira
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/6821007017811992
Prof. Dr. Ricardo Saraiva Frio
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/9197452376840397
Prof. Dr. Wellington Freire Machado
Doutorado
http://lattes.cnpq.br/916942928842745
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10/12/201515h57Notícia
Sobre o Curso
RECONHECIMENTO
Autorização de Funcionamento e criação do curso: Autorizado pela deliberação do COEPEA, nº 108 de 18 de outubro de 2013.
Reconhecimento através da Portaria nº 98, de 15 de fevereiro de 2018 e publicada no DOU em 16 de fevereiro de 2018.
HISTÓRICO
A proposta de criação do curso veio acompanhada, em projetos paralelos, da proposta de criação do Curso Superior em Tecnologia em Eventos, e da proposta de reestruturação curricular do curso de Bacharelado em Turismo Binacional com o objetivo de, assim formar um completo tripé de formação em Turismo, Hotelaria e Eventos.
Aprovado pela Deliberação nº 108/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA em 18 de outubro de 2013. Reconhecimento através da Portaria nº 98, de 15 de fevereiro de 2018 e publicada no DOU de 16 de fevereiro de 2018.
No ano de 2021, iniciou-se um estudo para o processo de alteração curricular realizada pela Coordenação e o Núcleo Docente Estruturante do Curso. Além disso, a alteração curricular foi debatida no âmbito do Comitê Assessor do Curso e junto aos discentes regularmente matriculados.
A alteração Curricular do Curso de Bacharelado em Hotelaria objetivou atualizar a proposta de oferta de disciplinas, visando proporcionar uma experiência interdisciplinar e transdisciplinar ao discente, alinhada com as novas tendências do mercado e da pesquisa na área de Hotelaria. Em 16 de dezembro de 2022, foi aprovada através da Resolução COEPEA/FURG nº 112, que dispõe sobre a alteração curricular para curricularização da extensão no curso de Hotelaria.OBJETIVOS DO CURSO
- Objetivo Geral
O objetivo geral do curso de Bacharelado em Hotelaria, modalidade presencial, é a de formar profissionais qualificados que sejam capazes de compreender a complexidade que envolve o setor de meios de hospedagem atuando com competência e eficiência nos serviços oferecidos pelos distintos setores que envolvem a estrutura organizacional dos meios de hospedagem, agindo com responsabilidade e comprometido com as questões ambientais, econômicas, culturais e sociais.
Objetivos Específicos
A presente proposta tem por objetivo:
● Consolidar o Campus da FURG em Santa Vitória do Palmar como um centro de referência em turismo, hotelaria e eventos;
● Qualificar profissionais através do desenvolvimento de habilidades que permitam planejar, organizar, capacitar e supervisionar os serviços oferecidos pelos distintos setores que compõem a estrutura organizacional dos meios de hospedagem;
● Implantar o curso de Hotelaria focado em práticas curriculares e processos metodológicos que possibilitem a criticidade e a problematização do fenômeno e da demanda hoteleira no cenário atual nacional e, em especial, no contexto da região sul do país, onde o curso estará alocado;
● Capacitar profissionais para o desenvolvimento de atividades no ramo da hotelaria e da hospitalidade, preparando-os para enfrentar as necessidades de um mercado em expansão e em processo de especialização e segmentação;
● Formar profissionais conectados com as tendências e as necessidades de mercado, com competências e habilidades para o desenvolvimento econômico e sustentável da hotelaria;
● Desenvolver as habilidades conceituais, técnicas e humanas, do futuro profissional em hotelaria, inerentes a atividade hoteleira e o eixo da hospitalidade e lazer;
● Suprir uma demanda de mercado ávida por profissionais capacitados para o planejamento e a gestão, em um mercado que apresenta consideráveis taxas de expansão nos últimos tempos e necessita de profissionais aptos a prestação de serviços na área da hotelaria;
● Consolidar a atual inserção institucional da FURG no contexto das comunidades da metade sul gaúcha;
● Contribuir através da prática educacional, da formação de profissionais e das atividades de pesquisa e extensão para a consolidação do tão almejado projeto integracionista.PERFIL DO PROFISSIONAL
Quanto ao perfil desejado, o curso de Bacharelado em Hotelaria deverá oportunizar uma formação que tenha ênfase na qualidade dos serviços e na gestão organizacional e administrativa dos meios de hospedagem, capacitando um profissional apto a atuar em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, com impactos periódicos ou sazonais, seguindo as mudanças na vida social, econômica, política, empresarial e organizacional.
O profissional que se pretende formar no Curso de Bacharelado em Hotelaria deverá estar preparado para atuar no universo da hospitalidade nas áreas de serviços relacionados à hotelaria - reservas, governança, eventos, entre outros -; de gestão; de planejamento; de alimentos e bebidas; de marketing hoteleiro; de lazer e entretenimento; de meio ambiente e sustentabilidade. O profissional deverá ser capaz de: compreender a abordagem sistêmica da hotelaria e do turismo, principalmente no trato das funções e das ramificações inerentes à área; planejar, gerir e implantar unidades hoteleiras; supervisionar, treinar, qualificar e estruturar organizacionalmente os serviços em hotelaria; desempenhar cargos de gestão, gerência, consultoria e assessoramento em meios de hospedagem; desenvolver práticas ambientais e sustentáveis na prática laboral e organizacional dos meios de hospedagem.ESTRUTURA CURRICULAR
O currículo estabelecido para o Curso de Bacharelado em Hotelaria segue as diretrizes estabelecidas pela Legislação Federal em vigor, observando os currículos praticados por outras instituições e estruturando-se a partir da ênfase em planejamento e qualidade em serviços, administração organizacional de meios de hospedagem e das condições de região fronteiriça na qual o Curso funciona.
Organizado na forma semestral, seu Quadro de Sequência Lógica (QSL) estrutura-se em oito semestres, através do regime de matrícula por disciplina. A organização do QSL foi articulada para que o acadêmico receba formação gradativa nos eixos do curso: Eixo de Linguagens, Comunicação e Tecnologia, Eixo de Humanidades e Sustentabilidade, Eixo de Gestão e Empreendedorismo, Eixo de Meios de Hospedagem, Eixo de Boas Práticas e Hospitalidade, Eixo de Pesquisa, Atuação Profissional e Atualidades. Os primeiros semestres visam capacitar o discente de forma integrada e dialogada entre estes eixos, capacitando-o para o desenvolvimento de ações práticas do cotidiano da profissão, com maior ênfase, nos semestres finais. -
10/12/201515h47Notícia
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10/12/201515h40Notícia
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10/12/201515h30Notícia
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08/12/201515h11Notícia
Horários de oferta das disciplinas do Curso de Hotelaria
2020
Horários da oferta de disciplina do 1º semestre de 2020
Horários da oferta de disciplinas do 2º semestre de 2020
2021
Horários da oferta de disciplina do 1º semestre de 2021
Horários da oferta de disciplina do 2º semestre de 2021
2022
Horários da oferta de disciplina do 1º semestre de 2022
Horários de oferta de disciplina do 2º semestre de 2022
2023
Horários de oferta de disciplinas 2º semestre de 2023
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08/12/201515h02Notícia
Disciplinas Optativas
DISCIPLINA EMENTA GASTRONOMIA
Técnicas básicas de gastronomia. Organização da cozinha. Reconhecimento, cortes e principais preparações com aves, bovinos, peixes e frutos do mar. Tipos de conservas, geleias e massas. MEIOS DE HOSPEDAGEM NÃO CONVENCIONAL
Formar profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor hospitaleiro: hospital, Shopping Center, hotelaria Off Shore, indústria do Luxo e setor de eventos. Mercado de Luxo: Definição e campo de atuação. ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS
Estudos fundamentais sobre cardápios comerciais, institucionais, típicos. Noções de elaboração, custo e organização de pratos e bebidas do cardápio. Harmonização entre pratos e bebidas. HIGIENE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Higiene, conservação e normas de acondicionamento de alimentos e bebidas. Adequação e higienização de equipamentos e utensílios no preparo de alimentos. Evolução da manipulação e processamentos alimentares. Inspeção de alimentos industrializados. ENOLOGIA
Conceitos básicos de enologia. Classificação, técnicas e armazenamento de vinhos. O vinho na gastronomia. Serviços de vinho. Técnicas de degustação. COQUETELARIA
Estudo da origem e produção de bebidas destiladas, fermentadas e compostas, bem como as técnicas de preparo e serviços de coquetéis e drinks. História da coquetelaria e das bebidas. Categoria e decoração dos coquetéis. Práticas de elaboração de coquetéis. COMUNICAÇÃO EM MARKETING
Processo de comunicação. Comunicação integrada de marketing. Plano de Comunicação. Mix promocional: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, patrocínio. Comunicação digital. Controle do esforço de comunicação. DESIGN E DECORAÇÃO DE EVENTOS Espaços para realização de eventos, arranjos físicos, infraestrutura e segurança. Acessibilidade universal e conceito de espaços de eventos e ergonomia; noções básicas de planejamento espacial, leitura e representação de projeto. TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING
Aprofundamento de temas tratados na disciplina de marketing de serviços. Análise de tendências teóricas e práticas em marketing. Realização de seminários em marketing. LIBRAS I Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Educação e Patrimônio Histórico-Cultural: suportes teóricos e metodológicos. Atuação do profissional da História na área do Patrimônio: possibilidades responsabilidades. As relações entre patrimônio, Memória, História, Educação,Pesquisa, Ensino e Extensão. Patrimônio Arquivístico: fundamentos da organização, conservação e divulgação de acervos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Estuda a história da Educação Ambiental (EA), o caráter transversal da EA; os encontros nacionais e internacionais que moldaram a EA; as diferentes concepções de EA; a EA formal e não-formal. LIBRAS II Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática. PATRIMÔNIO TURÍSTICO Conceito de patrimônio. Relevância do patrimônio no seio das coletividades humanas. Sentido socioeconômico, político-ideológico e cultural do patrimônio. Os variados segmentos do patrimônio. Patrimônio como fator de identidade social no contexto local, regional, nacional e internacional. INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA Os condicionantes histórico-sociais e político-culturais dos projetos integracionistas latino-americanos. Alcances e limites da integração. As rivalidades regionais e os interesses econômicos como barreiras à integração. Livre comércio, desenvolvimento integrado e mercado comum. Tendências contemporâneas da integração latino-americana e o papel das nações brasileira e uruguaia. TURISMO, MEMÓRIA SOCIAL E MUSEUS A edificação de espaços sociais que estimulem o revivificar da memória coletiva. O Turismo como fator de resgate da memória social. O papel dos museus como atração turística. Planejamento e gestão do Turismo a partir da presença dos museus. Organização de projetos turísticos envolvendo a memória social. HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I Fundamentos teóricos das relações internacionais. Relações entre os Estados e os povos e entre os indivíduos que compõem tais povos – intercâmbio de produtos e de serviços, troca de idéias, jogo de influências recíprocas entre as formas de civilização, manifestações de simpatias ou de antipatias. Contexto internacional do século XIX – a preeminência britânica. Relações internacionais brasileiras e uruguaias no século XIX.
HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II Estudo, no campo das interações entre as nações, das condições históricas e geográficas, os movimentos demográficos, os interesses econômicos e financeiros, os traços da mentalidade coletiva, as grandes correntes sentimentais, as forças profundas que formaram o quadro das relações entre os grupos humanos e, em grande parte, lhes determinaram o caráter. Contexto internacional do século XX – a hegemonia norte-americana. Relações internacionais brasileiras e uruguaias no século XX. SOCIEDADE E CULTURA POPULAR A cultura popular como fator de criação de identidades nacionais/regionais. Usos, costumes e tradições na edificação das sociedades humanas. O Turismo e as manifestações artístico-culturais. O folclore e a sua relevância como atrativo turístico. Tradicionalismos e regionalismos como fatores motores do Turismo TÓPICOS ESPECIAIS
( Orientação à prática profissional)
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07/12/201516h33Notícia
Pré-requisitos
DISCIPLINA PRÉ-REQUISITO Língua Espanhola Instrumental II
(2º semestre)
Língua Espanhola Instrumental I
(1º semestre)
Meios de Hospedagem II
(3º semestre)
Meios de Hospedagem I
(2º semestre)
Ciências Humanas Aplicadas ao Turismo e à Hospitalidade II
(4º semestre)
Ciências Humanas Aplicadas ao Turismo e à Hospitalidade I
(3º semestre)
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo II
(7º semestre)
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo I
(1º semestre)
LIBRAS II
(optativa)
LIBRAS I
(optativa)
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07/12/201516h21Notícia
Disciplinas Obrigatórias
1º SEMESTRE DISCIPLINA EMENTA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE
Estudo introdutório do Turismo e da hospitalidade, envolvendo abordagem teórica de conceituações, definições, temáticas e problemáticas em torno do tema do turismo e da hospitalidade. Infraestrutura turística: equipamentos e serviços, meios e serviços de hospedagem, classificação oficial e classificação extraoficial, meios e serviços de alimentação, serviços de entretenimento, agências de turismo, transportadoras e trade. HISTÓRIA DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE
Noções gerais da história das sociedades, com ênfase para as modernas e contemporâneas. Raízes do Turismo e da hospitalidade: atividades coletivas que antecederam às práticas turísticas e de lazer. Afirmação e consolidação da hospitalidade e do turismo como prática inerente às sociedades humanas. História da alimentação e dos serviços turísticos e dos meios de hospedagem. História da hospitalidade. PRODUÇÃO TEXTUAL Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO I
O Turismo como objeto de pesquisa. Empirismo e cientificismo. Planejamento da pesquisa. Estabelecimento de metas. Revisão bibliográfica. Definição do objeto documental. Especificação de amostragens. Metodologia e Teoria na construção do conhecimento acerca do Turismo. LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL I Desenvolvimento das estratégias de leitura em língua espanhola. 2º SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Administração como ciência. Contexto histórico e o surgimento da Teoria da Administração. As organizações como objeto da Administração. Enfoques teóricos da Administração. Funções de Administrador. LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL II
Desenvolvimento das estratégias de leitura em língua espanhola.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
A informática a serviço do Turismo e da hospitalidade. Inserção digital. A computação como mecanismo de planejamento e gestão do Turismo, da hotelaria e dos eventos. Informação e documentação. A comunicação social na divulgação do Turismo, da hotelaria e dos eventos. Meios de comunicação de massa. Softwares de planejamento, gerenciamentos e controle de serviços no turismo, na hotelaria e nos eventos. Principais softwares utilizados na hotelaria e suas interfaces. TÉCNICAS DE RECEPÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM Conceitos e fundamentações em técnicas de recepção. Procedimentos e rotinas de recepção em meios de hospedagem Serviços de Front oficce: recepção, concierge, business Center, portaria, telefonia, reservas. Check in e Check out. Atendimento ao público e soluções de conflitos.Técnicas de trabalho e organização de recepção. Técnicas de Reservas e Vendas na recepção. Ferramentas de Trabalho. Administração e Legislação de recepção. Operacionalização de recepção nos meios de hospedagem. MEIOS DE HOSPEDAGEM I Fundamentos dos meios de hospedagem, conceitos, classificações. Estudo dos meios de hospedagem, de acordo com a classificação e tipo de administração. Tipologia e características dos meios de hospedagem. Sistema hoteleiro. Serviços na hotelaria. Equipamentos. Operações de hospedagem e serviços de hóspedes. Tipologia: pousadas, resorts, apart-hotel, camping, pensões, hotéis, hostel, motéis, hotel flutuante e outras modalidades. Classificação de hospedagem de acordo com a MTUR e ABIH. Diferenciação de redes e cadeias hoteleiras. 3º SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I
Conceitos, definições, tipologia, caracterizações e fundamentações de eventos. Operacionalização dos espaços e serviços do meio de hospedagem para a realização de eventos. Operacionalização do evento. LEGISLAÇÃO DO TURISMO O Turismo como escopo de metas estatais. Leis e atos governamentais em torno de questões turísticas. As diversas ramificações do Direito e suas aplicabilidades em relação ao Turismo. O gerenciamento e os usuários do Turismo diante do Direito do Consumidor. CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E À HOSPITALIDADE I Fundamentos sociológicos aplicados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações sociológicas e sociais no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos. LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL – LEITURA Estudo de textos, conteúdo, estruturas fundamentais da língua. Redação. Interpretação de textos. Textos. Exercícios estruturais. Elementos de gramática. MEIOS DE HOSPEDAGEM II
Planejamento e organização de serviços em meios de hospedagem. A empresa hoteleira. Gerenciamento de apartamentos. Planejamento e instalações dos serviços de hospedagem. Organização e supervisão dos serviços de hospedagem. Gestão de serviços de hospedagem. Operacionalização de setores: recepção, reservas, comercialização, governança, cozinha, alimentos e bebidas, eventos, recreação e lazer, custos hoteleiros, sistemas informatizados. Avaliação da satisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos e serviços de hospedagem prestados.
4º SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E HOSPITALIDADE
O papel do Estado no incentivo às atividades turísticas e da hospitalidade. O Turismo e a hotelaria no contexto das planificações socioeconômicas de cunho estatal. A incorporação do Turismo, hospitalidade, eventos e lazer às políticas e práticas governamentais. Gestão de verbas públicas na organização das práticas turísticas e do fomento aos meios de hospedagem e organização de eventos. ALIMENTOS E BEBIDAS Gerência e práticas em alimentos e bebidas. CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E À HOSPITALIDADE II
Fundamentos antropológicos voltados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações antropológicas no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos. A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais. LÍNGUA INGLESA INTRUMENTAL – EXPRESSÃO ORAL Estudos de textos técnicos-científicos. Redação. Interpretação de textos. Tradução. Resumos. Précis. Elementos de gramática. VENDAS E RESERVAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Processos e rotinas do setor de reservas em meios de hospedagem Reservas: tipos, características e conceitos. Operacionalização e comercialização dos espaços e serviços do meio de hospedagem. Técnicas de trabalho e organização de reservas. Alfabeto fonético e terminologias internacionais. 5º SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas. PRÍNCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS
Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços. MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Práticas sustentáveis na hospitalidade.
GOVERNANÇA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Conceitos e práticas de governança. Estrutura e fluxograma de trabalho. Controle de têxteis e produtos. Sistema Informatizado de Governança. Manutenção e Decoração nos meios de hospedagem. Higiene e Segurança no trabalho. Técnicas de trabalho e organização de camareira, lavanderia e limpeza. Rouparia de andar. 6º SEMESTRE
DISCIPLINAS EMENTAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas. Formação de preços de produtos e serviços. FUNDAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO
Conceitos de empreendedorismo. Fatores restritivos e propulsores ao empreendedorismo. O papel econômico dos novos negócios. Atividade empreendedora como opção de carreira. Análise de ameaças e oportunidades. HOSPITALIDADE E LAZER
Histórico e evolução do lazer. Aspectos conceituais do lazer e da recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, Ócio criativo, tempo livre. SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Organização, planejamento, gestão de serviços de alimentação. Estudos introdutórios dos alimentos: grupos, preparo e arrumação. Interpretação e combinações dos tipos, características, especialidades alimentares para cardápios. 7º SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura de um plano de negócios. Conceituação: visão, missão, objetivos e metas. Análise de ambiente: externo e interno. Descrição do Negócio. Aspectos dos planos estratégicos: de marketing, de gestão de pessoas, de operações, financeiro. Aspectos jurídicos e tributários. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO II A elaboração do projeto de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa sob uma perspectiva multidisciplinar. Pesquisa experimental. A coleta de dados. A análise dos dados. A avaliação da pesquisa. A preparação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Turismo. QUALIDADE E SEGURANÇA Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos. ESTÁGIO I
Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Identificação da área de atuação, planejamento e elaboração de plano de estágio. Aplicação da legislação, trabalho e emprego, liderança, comportamento organizacional e hierarquia, motivação, trabalho em equipe e administração dos setores operacionais para a prática profissional. 8ª SEMESTRE
DISCIPLINA EMENTA TCC
Detalhamento definitivo da planificação da pesquisa. Execução final do projeto de pesquisa. Elaboração e defesa de trabalho monográfico ou estudo de caso. ESTÁGIO II Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Culminância acadêmica das experiências desenvolvidas durante o Curso no constante contato com as práticas profissionais da área do turismo e da hospitalidade. Contato com a realidade profissional – alcances e limites da profissão. -
07/12/201514h54Notícia
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22/12/201316h03Notícia
O que é RSS?
O RSS (Really Simple Syndication) é um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet. Por esse sistema, o internauta não precisa abrir o navegador ou fazer busca de notícias, fotos ou vídeos em diferentes sites. Todo o conteúdo desejado vai até você automaticamente por um código de RSS. Basta escolher qual conteúdo quer receber.
Há duas formas de usar RSS: diretamente de seu navegador ou por um programa de leitura.
Se você preferir acessar a partir do próprio navegador, é preciso copiar e colar o link do RSS na barra de endereço para ser redirecionado para uma tela que lhe dará as opções e instruções de como ler o código. Existem também aplicativos e complementos dos navegadores que fazem esta função.
A outra maneira é instalando um leitor de RSS (ou também conhecido RSS Reader) no seu computador. Existem inúmeros programas disponíveis para teste ou download gratuito na internet (como por exemplo o FeedReader). Faça a sua pesquisa e escolha aquele que melhor atenda a sua necessidade.
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23/10/201319h52Notícia
Acessibilidade
Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.
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23/10/201319h37Notícia
Servicos da Denominação
Página agrega todos os links de acessos a sistemas do órgão.